segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cinema para Comer


Quem nunca sentiu vontade de largar a pipoca coberta de manteiga enquanto assistia a um filme a fim de experimentar pratos saborosos exibidos na tela? O livro 'Jantares de Cinema - Receitas dos Seus Filmes Favoritos' (Gutenberg, 174 páginas, R$ 35 em média) ensina o leitor a preparar comidas e bebidas que ficaram famosas por despertarem o apetite nos amantes da sétima arte.

Escrita pela inglesa Becky Thorn e traduzida por Daniel Veloso, a publicação reúne 74 receitas - testadas e aprovadas - oriundas de filmes e seriados que pertencem a diferentes gêneros e épocas, a exemplo da comédia romântica 'O Diário de Bridget Jones' e da ficção científica 'Star Wars'.

Entre as delícias que tiveram papel importante nos títulos (embora alguns não tenham se atentado para isso antes), são homenageados no livro desde entradas simples até pratos principais, passando ainda por acompanhamentos, sobremesas e drinques.

Nas páginas, os ingredientes são chamados de ‘elenco & apoio', sugestões importantes para evitar falhas são colocadas em ‘voz em off' enquanto o modo de fazer é descrito como ‘roteiro'. São cuidados tidos pela autora para que o leitor tenha a sensação de degustar a mesma comida ou bebida preparada durante as gravações de seu filme favorito.

As receitas também ficam divididas em categorias. São elas: a versão do diretor, curtas, atração principal, sequências, cenas extras e receitas de seriados. A terceira, por exemplo, é capaz de surpreender as papilas gustativas com a lasanha de 'Garfield - O Filme' (2004) ou o cordeiro ao molho de limão-siciliano de 'Casamento Grego' (2002).

Para cada prato e bebida, que são apresentadas de maneira descomplicada, há resenha e frase representativa do respectivo título. A intenção da autora é aproximar não só a linguagem, mas o design do livro à estética cinematográfica. Exemplo são as páginas que lembram rolos de filmes.

'Jantares de Cinema' é resultado de 18 meses de trabalho entre pesquisa apurada e escrita cuidadosa. Trata-se de presentão para os amantes do cinema e da gastronomia.




by http://www.dgabc.com.br





Nenhum comentário: