quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Bater Merda"

Em 1808 , Napoleão , ficando sem "destinos de férias cênicas" para invadir, de alguma forma, esqueci completamente sobre o seu vizinho ao sul , na Espanha. Então, naquele ano ele enviou suas tropas , dando início à Guerra Peninsular.

Apenas 20 anos de idade e trabalhava como garçonete na cidade de Valdepeñas, Juana Galan, não estava esperando por uma onda de soldados franceses para vir atacando através em sua aldeia .

 Mas em 6 de junho , é exatamente isso o que aconteceu.....
.
 Naquela época , a maioria dos homens estavam lutando contra as forças de Napoleão em outras partes do país.
Juana , não se incomodava com coisas como fuzis , franceses e atiradores franceses ,.. começou a organizar as mulheres de sua aldeia para formar uma armadilha para o exército que se aproximava .

Quando o exército chegou, Juana e seus amigas estavam prontas. Elas despejaram água fervente e óleo sobre as tropas francesas ,

 Em seguida, Juana , armada apenas com uma/um "Batan" , "bateu para trás" a cavalaria francesa fortemente armada.

... com sua equipe de mulheres da vila , quase nenhum das quais estavam armadas com pistolas .

Os franceses se retiraram , não desistindo somente de   capturar apenas  a cidade de Juana , mas toda a província de" La Mancha" , levando à derradeira vitória espanhola .

Hoje , ela é vista na Espanha como um heroína nacional, um símbolo de resistência , força, patriotismo , o feminismo ..."bater merda com uma vara".

Nenhum comentário: